segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Jovens e o olhar da sociedade!


Bom dia!

Todos nós sonhamos em construir uma vida, em criar uma família, em ter a nossa própria casa, em ter a nossa privacidade e dependência. Sobretudo dependência.
Nós, os jovens, cada vez mais queremos ser independentes, tomar as nossas decisões, sermos nós a tomar as escolhas. Queremos sentir que somos nós que controlamos a nossa vida. Queremos sentir que não dependemos dos nossos pais, mas todos sabemos que isso, nos dias de hoje, é quase impossivel e improvável.
Não que não tenhamos responsabilidade e consciência para tal.

Atualmente, somos sobrecarregados com várias responsabilidades, a decisão do curso e profissão que queremos ter no futuro, e o árduo percurso que iremos enfrentar consoante a nossa escolha. Mas como podemos nós saber aquilo que queremos fazer daqui a cinco ou a dez anos? Como poderemos saber que todo o suor e todo o esforço que empenhamos nos será recompensado futuramente?
Não sabemos.

“Obrigam-nos” a tomar a maior decisão da nossa vida com 15 anos, quando temos de escolher a área que queremos, e voltam a “obrigar-nos” a escolher, com apenas 18 anos, o que queremos ser daqui a 10 anos.
Temos responsabilidade para isso. Temos responsabilidade para tomarmos, provavelmente, as maiores decisões da nossa vida numa idade tão nova.

 Mas o que é que a sociedade de hoje diz? Diz que os jovens, hoje em dia, têm tudo o que querem, não têm quaisquer tipo de responsabilidades, porque “no meu tempo com 15 anos já trabalhava”.

 Quem me dera estar a trabalhar sem ter de me preocupar com o meu futuro. Quem me dera saber que todo o meu esforço vai ser recompensado.

Está na hora da sociedade ver os jovens como pessoas que tomaram as decisões mais complicadas e importantes com apenas 15 e 18 anos. Está na altura de nos verem como pessoas responsáveis, que lutam pelo seu futuro. Está na altura de nos verem para além das saídas à noite e das bebedeiras.

Amanhã deixo-vos mais uma imagem e mais um pensamento!  


Sem comentários:

Enviar um comentário